Uncategorized

A seleção, espelho de uma elite careta e covarde

Neymar faz o gol da virada, a torcida comemora por alguns segundos e então decide mandar a presidente tomar no cu. Nada poderia definir melhor a nossa elite.

Elite que conheceu Itaquera hoje, e que, se posso chutar, frequenta estádios com a mesma regularidade que o Halley passa por aqui. Elite que, ao escutar que ganharia ingresso para ir ao jogo da Copa que ela há quatro anos critica furiosamente, não apenas aceitou o ingresso como saiu correndo para comprar uma camisa da seleção e quaisquer outras bugigangas verde e amarela nas quais pudessem colocar as mãos. É uma gente que, embora possa pagar por tudo, se estapeia por qualquer evento gratuito em área VIP.

A elite foi para o estádio de van, ainda que um metrô pudesse deixá-los à porta, sabendo que estava segura porque não haveria povo no jogo. A arquibancada estava higienizada por benção do exorbitante preço do ingresso. E fodam-se as criticas à Copa, se ganhei ingresso vou mesmo e depois volto a reclamar do Brasil e da Copa e da roubalheira. Como chega lá nessa Itaquera, alguém sabe?

Hino à capela. Bonito, mas para que mesmo? Começa o jogo. Brasil!, Brasil! e silêncio e silêncio. O tempo passa, mais silêncio. Gol dos croatas. Silêncio se aprofunda. Empate de Neymar, cantoria começa e, depois de segundos, acaba. Educados que são, sentam-se.

Intervalo. Hora de instagramar e facebucar fotos da festa. Mulheres de salto, maquiadas, jeans justíssimos. Homens com cabelo sem um fio fora do lugar, calças igualmente justas e sapatos limpíssimos. Reclamam das filas para lanchonete e banheiro e da conexão ruim. Eles não curtem esperar, nunca esperaram por nada e não seria hoje. Volta o jogo. Brasil consegue um penalti suado e roubado. Comemoram por segundos e decidem xingar outra vez a chefe de estado.

É nesse ponto que minha indignação ganha ritmo e é sobre isso que quero falar.

Depois de um gol você comemora, e não dá as costas ao jogo para xingar. A questão é menos a manifestação coletiva, por mais deselegante que tenha sido, do que o momento em que ela aconteceu. Porque o momento – logo depois de um gol suado e decisivo – fala muito sobre quem somos.

É um sintoma da alienação. Estamos desconectados da realidade, não conseguimos nos ligar à emoção nenhuma. Estamos infectados de pragmatismo, transbordando narcisismo e carentes de alma. Somos capazes de odiar, mas não sabemos mais como amar. Somos, desde o berço, mimados, paparicados e mal acostumados.

Em campo, a seleção reflete bravamente a burguesia paulista que lota o estádio: acovardada, dissimulada, desnecessariamente agressiva, preferindo enganar do que lutar, escolhendo fraudar a trabalhar honestamente. Fred recebe uma bola na área. Poderia ter tentado matar no peito e, quem sabe, fazer um golaço, mas optou por se jogar bisonhamente no chão.

Alguém tuitou que xingar um chefe de estado coletivamente é fácil, e que duro é ir sabendo que será xingado. Nada poderia ser mais verdadeiro. Imaginemo-nos no lugar de Dilma, gostando ou não dela; quantos de nós teríamos ido ao jogo?

E nesse ponto talvez tenhamos que fazer uma distinção entre vaiar e xingar. Quem frequenta estádios sabe que, como dizia Nelson, vaia-se até minuto de silêncio. Faz parte do espetáculo. E figuras públicas também devem estar preparadas para passar pelo constrangimento. Mas uma coisa é vaiar, ou compor marchinhas criativas a respeito de supostos hábitos sociais dessas figuras públicas. Outra muito diferente é ver ricos e famosos dando as costas para o jogo para xingar coletiva e furiosamente a chefe da nação que está ali. É preciso que analisemos o episódio dentro do contexto em que ele se insere, e sem usar a cartilha de código moral que vigora dentro de nossos estádios há décadas.

Ao lado dela, Sepp Blatter, o homem que comanda uma das corporações mais sujas mundo. Se Dilma estava sendo xingada porque a elite supõe que ela comande uma administração corrupta (vamos imaginar que seja por isso), por que Blatter foi poupado? Que tipo de ética seletiva é essa?

É a ética de elite que aparentemente não suporta roubalheira no governo, mas é capaz de subornar quem quer que seja para proveito próprio. Uma ética que não admite desvios da grana pública, mas que não se dá conta que, ao sonegar imposto, está fazendo exatamente a mesma coisa. Uma ética que julga o corrupto, mas pouco fala do corruptor.

E foi poupado porque é homem; o machismo é também uma característica de nossa classe mais alta, vivíssimo entre homens e mulheres, e não há, infelizmente, como tirá-lo da análise.

Sempre que vejo um membro dessa elite indignado com o Brasil pergunto o que piorou na vida dele nos últimos dez anos. Eles não sabem responder e referem-se de forma geral à violência, ao trânsito e à educação, mas sem sacar direito do que estão falando e sem argumentos para se aprofundar porque não leem nada que tenha mais de três linhas, ainda que se deliciem criticando Lula por não ter o hábito de ler e, ainda por cima, falar errado; e quando tento me aprofundar no assunto não querem mais papo. Estão chafurdados em preconceito e arrogância, mas, cegos pela ignorância, são incapazes de perceber.

Estão hoje mais ricos do que jamais foram, mas seguem reclamando dessas generalidades sem lembrar que o trânsito caótico que tanto os indigna é responsabilidade da administração estadual que, no caso de São Paulo, está nas mãos da direita conservadora que eles tão bem representam há 20 anos.

Hoje, xingaram a chefe de estado por comandar uma instituição corrupta, porque não aceitam a corrupção de forma alguma ao que parece, mas gostaram de ganhar roubado, uma contradição que a alienação impede de detectar.

Eu me pergunto também se, se naquele estádio houvesse apenas faxineiras, operários, motoristas, domésticas, metroviários, sacoleiros etc etc etc Dilma seria xingada como foi.

Acho que não seria.

Acho que não seria porque eles sabem que muita coisa mudou para melhor nos últimos dez anos. Porque sabem que um jogo de Copa é importante e é preciso entrar nele com a alma. Porque quando essa galera vai ao estádio, gosta de ver o jogo e gritar e pular, especialmente em gols suados e decisivos. E porque a verdade com V maiúsculo é que esse povão que está excluído dos estádios é muito mais elegante do que a gente.

133 pensamentos sobre “A seleção, espelho de uma elite careta e covarde

    • Em q parte do “Brasil eh complexo demais; sao mais de 500 anos de falta de politica de inclusao social; e hospitais e educacao, em grande parte, sao responsabilidades de governos estaduais e municipais; que vc nao entendeu?

      O Governo Federal tem sua parcela de responsabilidade sim, mas direcionar esse discurso apenas para esse governo eh muito raso e, ao mesmo tempo, faz um favor imenso pra governadores e prefeitos se sentem aliviados das cobrancas de suas responsabilidades.

      Curtir

    • A maior parte das instituições de saúde é do município. Existem muitos hospitais estaduais. E será que a saúde particular, que por ser particular visa o lucro, é tão diferente assim? Na educação, a grande maioria do ensino público é de responsabilidade dos municípios e dos estados. Onde o Governo Federal atua na educação, fora as universidades públicas, são os Colégios de Aplicação, que são muito bem conceituados. Além disso, há a educação privada que, ao que me consta, não são lá isso tudo. Quantos você conhece que reclamam da educação mas estudam na base do Ctrl-C, Ctlr-V? Quantos hoje em dia desejam ser grandes profissionais ou apenas ganhar muito dinheiro? Quantos você conhece que estudam e quantos postam no tal do ‘feici’ que estudam? Quantos estudantes conhecem os grandes autores e quantos só conhecem o que é postado no tal do ‘feici’? Quanto ao Lula/Dilma, feche a veja, desligue o jornal nacional e use uma coisa chamada internet não pra ler as ‘grandes verdades’ postadas no tal do ‘feici’ mas pra se informar o que realmente foi feito de bom no Brasil nos últimos 12 anos e comparar com o que tínhamos antes. Ou você acha que até 2002 o Brasil era um país escandinavo, com escolas, saúde e segurança de primeiríssimo mundo? Saiba que a Finlândia começou a mexer na educação nos anos 70 e só agora está colhendo os frutos. E lá, todos estudam nas mesmas escolas públicas: do filho do gari ao filho do banqueiro. Isto é, todos têm as mesmas oportunidades. O Brasil teve um grande educador: Anísio Teixeira. Ele disse que democracia pressupõe educação pública e de qualidade para que todos, sem exceção, do mais rico ao mais pobre, comecem do mesmo ponto de partida. Até o final dos anos 60, a educação pública brasileira era excelente, apesar de não ser acessível a todos. Foi quando houve um reforma educacional que acabou com essa excelência e valorizou-se não o ato de pensar mas o de decorar. Além disso, a educação pública foi preterida em favor da educação privada, só acessível às elites… E você acha que toda essa deformação se muda em 12 anos? E pra finalizar: é hilário ver a elite brasileira se preocupar, agora, com a educação/saúde do país, quando levaram 500 anos sem fazer absolutamente nada para tal.

      Curtir

    • Catarina: Esta mal informada em relação à governabilidade desse país. Existem falhas? Sempre existiram, saiba! E eu te pergunto: os outros presidentes que ocuparam aquela cadeira no Planalto fizeram exatamente o quê? Governaram para o povão? Eu recordo que sim, dentro do contexto da época de cada um, mas eles foram ELITE o tempo todo e agora, quando um governo se voltou de fato e de direito ao POVÃO, é lógico que os magnatas se revoltam. Tá cheio de carro nas ruas, tá cheio de gente viajando de avião, o comércio entre seus altos e baixos segue muito bem, o país progride (mesmo com os ladrões de sempre) e até onde sei, comprovadamente, dinheiro para saúde, educação e inclusive segurança são distribuídos Brasil afora. Tá na hora de questionar a ELITE de prefeitos e governadores. Eles é que precisam prestar contas direitinho.E talvez você não saiba, mas existem, Brasil afora, clinicas, hospitais e médicos que roubam do governo descaradamente, porque ainda não temos uma fiscalização para ver se o seu ZÉ quebrou o dedinho ou a clavícula.São nestes casos que deitam e rolam. Ah! Em muitas unidades de saúde, tem gente (simples, ditos humildes) que se apropriam de medicamentos caros(pagos pelo Estado), deixando pessoas sem os mesmos, porque os vendem numa espécie de mercado negro.Terrivelmente negro. Evidentemente que Dilma e Lula vivem como Elite, até porque o cargo assim exige. E você? Se fosse presidenta, ia andar com sua velha calça jeans, tênis surrado e cabelo esvoaçante? Ia morar num casebre só para fazer demagogia barata? Ia para o Planalto de bicicleta ou de ônibus porque também é povão? Acredito que até faria tudo isto e seria The Best. Mas convenhamos, o cargo não é uma diversão. Governar é para poucos e se bem sei, DILMA, LULA, FHC, COLLOR, SARNEY e ETC nunca governaram sozinhos. Cada um deles teve ao seu lado aquele esquadrão de salafrários, se aproveitando da riqueza do país em benefício próprio. Afora isto, e acabo de ler o texto de uma holandesa falando sobre de como o brasileiro deprecia sua própria terra, eu me orgulho de ser brasileiro e pasmem; alguém tem que governar, ainda que para isto, e é a regra do jogo, tenha que fazer conchavos com partidinhos hipócritas, que por sinal, são sustentados pelos trabalhadores desse país que não para e que eu tenho certeza, está em vias de ser de fato de de direito aquele País Gigante e acolhedor.

      Curtir

    • Catarina, o seu comentário é vazio e genérico como os que vemos na boca de qualquer coxinha classe média. Os números da inclusão social estão claros por todas as instituições que aferem desenvolvimento social. Ou vai me dizer que’a Dilma comprou os dados da Fundação Getúlio Vargas ou mesmo da ONU? Independentemente da posição que se defende é preciso responsabilidade e sobretudo dados comprobatórios. Falar por falar é coisa de papagaios, como a classe média que repete as falas da elite pensando que isso pode aproxima-las socialmente.
      Traduzindo : Vá se informar antes de “bostar” opiniões sobre o que você claramente não entende.

      Curtir

    • Catarina, seja específica. Como o governo pode melhorar a saúde e a educação, na sua opinião? O que precisa melhorar? Estou ansioso esperando sua resposta.

      Curtir

      • Pedro, desculpe-me pela intromissão mas, deixando de “desviar” ou deixando que se “desvie” a grana destinada para tal, é uma das maneiras de mudar a saúde e a educação que são fundamentais para qualquer outra mudança. Para mim, a questão não é a pessoa da Dilma que me desagrada mas sim, o fato do pt ter se tornado exatamente igual a todos os outros partidos. Mas devo ao Lula e ao pt o meu ódio generalizado por todos, e exatamente todos os políticos brasileiros. Em tempo; votei no pt e em todos os seus membros nos meus mais de 25 anos como otário, digo, eleitor. Abração!

        Curtir

      • Tranquilo, Caico.
        Concordo com você, mas acho que o problema da saúde e da educação do Brasil passa longe de ser falta de dinheiro. Seus orçamentos desse ano se mantiveram, ou seja, não deixaram de investir neles para investir na copa, como alguns acham.
        No caso específico da educação básica, por exemplo, acredito que a solução seja FEDERALIZAR, já que o governo repassa o orçamento para as prefeituras, que são, em sua maioria, incompetentes. Nesse caso se nota que o problema persiste por falta de competência (ou vontade mesmo), e não por falta de dinheiro.

        Quanto ao PT e Dilma, só digo uma coisa: não voto neles nunca mais.

        Curtir

      • Oi Pedro!
        Quando eu disse “desviado” foi pra não magoar os sensíveis petistas mas, na verdade eu quero mesmo dizer “dinheiro descaradamente roubado”! Se tem coisa que eu não tenho a menor dúvida é que grana tem e muita! A questão é que os caras não querem roubar um pouco mas, tudo! E o mais louco nos ofendidos petistas é que eles justificam essa putaria generalizada dizendo que outros partidos roubavam muito mais! Confessam, sem o menor pudor, que nem no roubo tiveram criatividade pois só mantiveram o esquema podre de todos os outros governos. Estão como aqueles eleitores do “professor” e hoje “cumpanheiro” Maluf que diziam “rouba mas faz”!
        Se você, como eu, foi um otário, digo, eleitor fiel do pt, sabe a dor de ter seu castelo, que hoje sei, era de areia, totalmente desmoronado pela onda da corrupção! Odeio todos os políticos, sem exceção! Acreditava que o pt até poderia fazer um mal governo, tinha esse direito por nunca ter sido “puder” mas, meter a mão na grana e se locupletar das absurdas mordomias à que “fabricaram” os direitos de tê-las, isso, na pureza com que amávamos esse partida, jamais poderia imaginar!
        E plagiando seu texto, no pt, na Dilma, no Lula ou em qualquer outro partido ou político do planeta , não voto nunca mais.
        Abração!

        Curtir

    • Catarina, quem não gostou é militante do PT. Todas as classes estão insatisfeitas com a situação do país, e o objetivo do PT é justamente fazer com que as classes se dividam. Branco x Negro. Pobre x Rico. Gay x Hetero, Ateu x Cristao… e por aí vai… e olhe só quanta gente cai nessa…. povo ignorante!

      Curtir

      • Ricardo, essa divisão que você fala tem sido provocada, na realidade, pela mídia/direita que não aceitou a perda do poder. Aconteceu com Getúlio, Juscelino e Jango. Estude História e verá que em todas as vezes que o Brasil avançou nos aspectos sócio-econômicos havia um governo trabalhista no poder. Me dê um exemplo – um único exemplo – em que o Brasil avançou com um governo de direita no poder que eu mudo meu discurso. Exemplo com fatos.

        Curtir

      • Por cegos assim, que esse pais continua na merda, e continuará até quebrar por completo, como uma argentina da vida, para só então acordar e ver que distribuir dinheiro não é solução para ninguém, mas tão somente forma de corrupção direito e descarada.

        Curtir

  1. Excelente reflexão, Milly. Fiquei espantada com a quantidade de mulheres em minha timeline do Facebook comemorando o fato de a presidente ter sido mandada tomar naquele lugar. Afinal, sororidade pra que, né?
    Tomei a liberdade de compartilhar.

    Curtir

  2. Milly você é do IBGE pra saber quantos que ali estavam eram paulistas? Qual era a renda de cada um?
    Se a Dilma fosse do PSDB você iria criticar?
    Foi a elite burguesa paulista que vaiou Lula na abertura do Pan de 2007 no Rio?
    Sou paulistano, não sou da burguesia paulista, não passo gel no cabelo e se estivesse no Isentão( Itaquerão), vaiaria Dilma, Lula, Geraldo, Sarney, FHC.
    Milly, os homens da burguesia carioca também usam gel?
    Milly, menos bairrismo e menos generalizações de esquerda fariam bem a você.
    Com relação ao jogo, o juiz ajudou e a seleção possui poucas opções para sair de situações adversas, pois Jô é o Grafite de 2014.
    Espero que na final Lugano levante a taça em cima da Argentina.

    Curtir

    • “Sou paulistano, não sou da burguesia paulista, não passo gel no cabelo e se estivesse no Isentão( Itaquerão), vaiaria Dilma, Lula, Geraldo, Sarney, FHC.”

      Acho que o problema nem foi a vaia. É normal em estádios de futebol e ninguém se surpreenderia com isso. O problema foi mandar a presidenta tomar no c.

      Você faria isso Também?

      Vaia é diferente de ofensa.

      Curtir

      • Vaiaria, mas não tiro a razão de quem ofendeu.
        O que acho errado é a generalização de escrever que a elite paulistana ofendeu a Dilma.
        No vídeo vi pessoas que não representam a ” elite” ofendendo, quem garante que pessoas que ganham 2 mil reais por mês, comprou ingresso e xingou ?

        Curtir

    • Não sou paulista nem carioca,sou mineira,reitero o que dizia Cazuza:A burguesia fede!Agora,se existisse uma medida padrão para o fedô da burguesia,com certeza, seria o da burguesia paulista!

      Curtir

    • Se ofende com bairrismos, mas “não tira a razão” de quem manda a PRESIDENTE de uma nação, democraticamente eleita, tomar no c…

      Seu cérebro deve ser bugado.

      Curtir

  3. Milly
    Sou obrigado a reconhecer. No passado, muitas vezes eu, pessoalmente, nao concordava com sua análise em mesas redondas de futebol.
    E por isso mesmo me vejo obrigado agora a aplaudir sua análise. Perfeita! Tomei a liberdade de compartilha na minha pagina o seu blog. Assino embaixo.

    Curtir

  4. A maioria no estádio era composta pela “nata” corintiana. Tanto que não gostaram da entrada do Hernanes e da presença do Kaká em campo antes de começar o jogo.

    Curtir

  5. Que texto mais ridículo!!! Enaltecer a coragem da Dilma de aparecer no estádio? Texto PTista ridículo. Cada frase deste texto pode ser rebatida e mostrar o quão idiota é. Ei milly….

    Curtir

  6. Parabéns pelo seu comentário, sabe Milly faço parte da maioria que nos últimos dez anos através das politicas afirmativas foi possível alimentar, vestir meus filhos. Entrar numa universidade.
    Pertenço a uma parte deste País que por anos foi esquecida (nordeste). Sou Mulher, sua colocação me emocionou, ela foi sim vaiada por ser Mulher. Mas nós do “NORDESTE” vamos responder nas urnas esse machismo pragmático e essa falta de sororidade.

    Curtir

  7. Tem que explicar para essa senhora quase roxa de tão vermelha, que aprenda a distinguir as coisas, uma coisa é a seleção brasileira, já está no DNA do brasileiro, a outra é essa porcaria de Governo. Essa senhora do saco roxo quase vermelho com certeza sabe que os presentes na abertura da Copa, são trabalhadores que veem esse governinho safado rouba-los todos os dias e não veem futuro nessa administração. Os que se proveem deste roubo aplaudem a Presidente com entusiasmo ufanista, os que enxergam e não compactuam com essa especie vaiam com razão e em seguida gritam GOOOLLLLLLLLLLL.

    Curtir

  8. Insisto em dizer que não foi gol dos croatas, foi gol do Brasil para os croatas. Que importam as críticas da elite, se quem elege é o “povão”? Povão que sofre, que chora. Povão excluído que se vê obrigado a se conformar com um mísero bolsa família. Um governo futurista procuraria investir em emprego e não em um programa social que se transformou em programa eleitoreiro.

    Curtir

    • Ué mas tem emprego,( uma das menores taxas dos ultimos 30 anos,) com distribuição de renda, erradicação da extrema pobreza e melhoria da media salarial dos trabalhadores(salario minimo de US$ 300) por exemplo, só não ver quem é COXINHA, ou desonesto intectualmente.

      Curtir

      • O desemprego não diminuiu de verdade, só diminuiu a esperança de encontrar emprego e aumentou a acomodação. 39% da população em idade de trabalhar ainda está sem emprego no Brasil, como antes da era mentirosa de Lula/DILMA. Dar bolsa de R$ 70 para que pessoas não contem como miseráveis em pesquisas não é erradicar a miséria, é disfarçar. Colocar indicados políticos para manipularem os dados que saem de institutos como o IBGE e o IPEA, para fazer o Brasil parecer melhor, não o melhora de fato.

        Curtir

    • “Povão excluído que se vê obrigado a se conformar com um mísero bolsa família”

      Sério? Você conhece ALGUÉM que recebe bolsa família? Uma pessoa sequer? Você conhece alguém do “povão”? Acredito que esse “povão” vota em Dilma porque viu sua vida melhorar nesses últimos anos. E você?

      Não sei se dá pra postar links, mas tenho um especialmente para você:

      http://wayfinder.co/pathways/537197362146cd1100da70b9/bolsa-familia-um-guia-simplificado-para-idiotas

      Um pouco de informação é bom, antes de sair por aí arrotando generalidades.

      Curtir

  9. No ponto seu texto Milly, parabéns. Hoje postei esse recado à Presidenta. Peço sua licença para aqui repeti-lo.

    Bom dia Presidenta DILMA. Mais uma vez a senhora mostrou determinação e coragem, pois mesmo sabendo que haveriam manifestações contra sua pessoa, não deixou de estar no Itaquerão, ao contrário do governador do estado. Eu, como a grande maioria dos brasileiros, estou envergonhado e ferido porém mais aguerrido para lutar por esse país ao seu lado.

    Curtir

    • Você vai lutar de mãos dadas com Lula, Sarney, Maluf, Jader Barbalho, Calheiros, Edir Macedo, MST, CUT, MTST, grevistas inconsequentes e alguns petralhas da imprensa.

      Curtir

  10. Sim todos xingariam
    Brasileiro que sabe quanto esta sendo gasto e desperdisado por incompetencia nesta copa xingaria ou show do rappa so tem elite brasileira uqual ao estadio.
    veja 40000 pessoas xingando a dilma tb..
    Ai com certeza elite não e

    Curtir

  11. Ta falando merda. Provavelmente a grande maioria que pagou pelo ingresso é frequentador de estádio sim. Quantas vezes você foi a um estádio de futebol? Você fez alguma enquete para saber a naturalidade dos frequentadores do Itaquerao? Me parece que você sim está impregnada de preconceitos. “A seleção reflete a burguesia paulista…”. Que asneira!!! Você sabe a dificuldade de se passar por uma peneira de qualquer time brasileiro? Sabe de onde vem esses jogadores. Seja menos prepotente!!!

    Curtir

  12. Você pelo jeito deve ser feminista e aproveitou o momento por sinal muito mal observado para citar o machismo da “elite”.
    O Blatter não foi poupado, foi vaiado e em alto e bom som e isto ele deve ter entendido muito bem pois talvez desconheça algumas expressões em nossa língua, diferente de algumas pessoas que já vaiadas em vários lugares do país precisam de algo mais direto para entender o recado. Em suma no futebol se xinga o juiz a mãe dele, se mata e ontem a elite não jogou vaso sanitário na cabeça de ninguém e ninguém foi preso por brigas etc diferente do que acontece em alguns outros eventos onde a corja se faz presente.

    Curtir

  13. Pingback: Presidente Dilma enfrentou com coragem violento ataque preconceituoso da elite brasileira. Coube a uma única mulher receber toda a agressão da torcida rica e privilegiada que conseguiu ingressos para jogo de abertura da Copa. Parabéns, presidenta Dilma

  14. Na verdade , o que ocorre é uma alienação geral dentro da sociedade brasileira , e isso inclui não apenas a elite , mas também a classe média e a classe baixa.

    Veja bem…É que nem no futebol : quando um time perde o título , não interessa se a diretoria contratou bem ou contratou mal , se a torcida apoiou tanto quanto deveria ou não , se o time tem bons jogadores ou não : se perdeu , a culpa é do técnico.

    A situação do Brasil hoje não é boa. Não que antes fosse boa , mas hoje houve uma grande expansão do quanto essa situação não é boa a partir das manifestações de junho de 2013 , e isso leva a manifestações ( tanto nos estádios , quanto fora dos estádios ) sem nenhuma grande meta objetiva…É o que muitos chamam de “grito de fúria” : a população grita para mostrar o descontentamento , apesar de não saber dizer em tópicos específicos ( construir um hospital X na Zona X da cidade X , por exemplo ) o que quer.

    É inevitável que em uma situação como essa , assim como o técnico no futebol , a maior representante do nosso país em termos políticos – a presidenta Dilma Roussef – seja o alvo.

    E a presidenta não é apenas o alvo da “Elite branca direitista”. Ela é o alvo de muitos que manifestam sem perceber o que estão fazendo exatamente. Eu , por exemplo , já estive em manifestações de partidos de esquerda onde houve grandes xingamentos para a presidenta.

    Hoje , a presidenta é alvo de todos : de setores ligados ao PSDB , de setores ligados ao PT e também dos partidos como PSTU , PSOL e PC do B , aliados tradicionais dela. Pois quando se protesta contra a Copa do Mundo , se protesta contra o governo que a trouxe , se protesta contra o maior representante desse governo : contra a Dilma. Mais : em um país onde praticamente dois partidos disputam a presidência , se protesta a favor do PSDB. É uma alienação da elite , da classe média e do pobre.

    Em suma : Qualquer manifestação que esteja ocorrendo é contra a presidenta Dilma Roussef e representa a alienação de toda a sociedade brasileira. Poderia estar o maior representante da “elite branca” hoje no estádio que ele também seria vaiado. Como eu disse , há uma insatisfação geral , e nesse contexto o alvo é naturalmente o chefe do Executivo.

    Curtir

  15. O problema da elite branca, preconceituosa e racista, é que o que eles tem sobrando em dinheiro, lhes falta-lhes muito em educação.

    Por isso acabam sendo provincianos e bregas.

    E já que possuem tanto dinheiro, quem sabe poderiam aproveitá-lo para realizarem algum tipo de cirurgia estética, nos Pitangui da vida, que consertasse seus narizes empinados.

    Curtir

  16. ESTE POST FOI COLOCADO AQUI POR ALGUM DOS MILHARES de APADRINHADOS QUE GANHARAM UM CARGO PUBLICO POR INDICAÇÃO POLÍTICA DO PT. ESTE POST ESTÁ AQUI PARA FAZER VOCÊ, CIDADÃO, ACREDITAR QUE INSATISFAÇÃO GENERALIZADA DE TODOS NO BRASIL NÃO EXISTE, QUE É SÓ UMA INVENÇÃO DA OPOSIÇÃO, que não é o povo mais pobre que está perdendo tudo que tem para os ladrões associados a elite política de Lula.. ESTE POST FOI COLOCADO AQUI POR ALGUM APADRINHADO POLÍTICO QUE SABE QUE PRECISA QUE VOCÊ, CIDADÃO, CONTINUE VOTANDO NO POLÍTICO PILANTRA QUE O MANTÉM NUM ALTO CARGO COM UM ALTÍSSIMO SALÁRIO. ESTE POST FOI COLOCADO AQUI POR ALGUÉM PAGO COM O DINHEIRO DOS SEUS IMPOSTOS PARA FAZER VOCÊ ACREDITAR GRANDE PARTE DO DINHEIRO QUE SOME NO BRASIL NÃO ESTÁ SENDO GASTO PAGANDO O SALÁRIOS DE FUNCIONÁRIOS COMISSIONADOS INÚTEIS. VOCÊ SABIA QUE SÓ NA ESFERA FEDERAL TEM 100 MIL APADRINHADOS? NAS ESFERAS ESTADUAIS HÁ EM MÉDIA MAIS 10 MIL DESTES CABOS ELEITORAIS DE LUXO, O MESMO PARA MUNICÍPIO. PAGAMOS O SAL´RIOS DE MILHARES DE PUXA-SACOS CORRUPTOS COMO ESTE QUE POSTOU ISTO AQUI? SÃO MILHARES DE PUXA-SACOS INÚTEIS QUE NÃO SERVEM AO POVO, QUE SÓ ESTÃO NO CARGO PARA SEREM CABOS ELEITORAIS DE LUXO E FAZER ESQUEMAS PARA DESVIAR DINHEIRO PARA O CAIXA DOIS O POLÍTICO QUE OS INDICOU AO CARGO? O DINHEIRO DO SEUS IMPOSTO ESTÁ INDO PARA O BOLSO DE UMA ENORME QUADRILHA POLÍTICA, COMPOSTA DE CENTENAS DE MILHARES, POLÍTICOS E SEUS INDICADOS QUE MANIPULAM VOCÊ.

    Curtir

  17. Diante esta atitude repugnante desta burguesia acovardada, dissimulada, agressiva, o governo não deveria mais aceitar o dinheiro dela para financiar os seus programas sociais.

    Curtir

  18. Tá bom, foi falta de educação. Realmente, os militantes da esquerda Romanée-Conti 1997 nunca xingaram, agrediram, denegriram e/ou humilharam publicamente ninguém de partido ou idéias contrárias… Hipócritas. #vaitervaia

    Curtir

  19. A cbf deveria contratar a gavioes, nunca vi tamanha frieza em um torcida de futebol. Os jogadores apenas representaram o espírito de uma torcida sem alma, que não é o espírito do brasileiro. Nota zero para essa torcida de merda.

    Curtir

  20. Confesso que inicialmente não gostei do texto, achei extremista em muitas opiniões. Senti-me muito contrariado com os pontos de vista, principalmente politicamente! Apesar de discordar da posição política da autora, especialmente sobre a “elite”, depois fiquei me perguntando: se nosso presidente atual fosse do sexo masculino, será que o xingariam da mesma forma como fizeram com a presidente Dilma no estádio? Fiquei pensativo, confesso. Xingariam de quê? Gritariam o quê para um homem? Seriam deselegantes com um homem assim como foram com Dilma??? É certo que a questão do gênero muda algo, sim, e algo essencial!! Por fim, preciso agradecer a reflexão gerada. O texto me fez pensar nisso.

    Curtir

  21. Então vamos colocar os pontos nos “i”. Ameaçar Joaquim Barbosa de morte e que a Sherazade deveria ser estuprada pode? Xingar a Porta Voz da mentira Petista, que vende na Mídia um País INEXISTENTE, como vc mesmo Milly se referiu aos “humildes” que segundo vc, tiveram melhoras significativas nos últimos 10 anos. Quais foram elas? Vc não deve ter ido a algum Hospital Público e ver esses “humildes”, massacrados e MORTOS por falta de atendimento e até mesmo de medicação. Vc não deve andar pelas ruas e ver aos montes, os mendigos e pedintes espalhados pelo Brasil inteiro, as favelas que continuam como expoentes desse MARAVILHOSO BRASIL SEM FOME. ELITE? Vc tem o disparate de usar essa palavra? Elite é quem a qualquer doença se interna no Sírio Libanês que até onde eu sei, não pertence ao SUS. Elite é quem ficou milionário e chama um filho de “Gênio das Finanças” porque ele INCRIVELMENTE ficou milionário da noite para o dia. Os que não concordaram com a Copa, ontem em várias cidades do Brasil foram DEVIDAMENTE COBERTOS NA PORRADA PELA PM. Quem estava no símbolo da pouca vergonha que é o Itaquerão ontem, não representavam os 200 milhões de brasileiros. Um exemplo sou eu mesmo. Não fui, não comprei ingresso, não comprei camisa do Brasil e muito menos vibrei com a Seleção. Mas da mesma forma digo a vc que neste País, deveria ter algo que o COMUNISMO da China tem só que os Socialistas Comunistas Hipócritas não implantaram aqui. Vc sabe o que? A PENA DE MORTE para quem ROUBA, CORROMPE e DESVIA DINHEIRO PÚBLICO. Se esta pena existisse nesse País, por certo não haveria muitos a quem vaiar ou mandar ir TNC como ontem. Vc sabe a que me refiro.

    Curtir

  22. Após xingamentos, Dilma diz que nem tortura a tirou do rumo

    http://copadomundo.uol.com.br/noticias/redacao/2014/06/13/apos-xingamentos-dilma-diz-que-nem-tortura- a-tirou-do-rumo.htm

    “Não vou deixar me perturbar por agressões verbais. Não vou me deixar perturbar. Eu não vou me deixar atemorizar por xingamentos que não podem ser sequer escutados pelas crianças e pelas famílias. Aliás, na minha vida pessoal enfrentei situações do mais alto grau de dificuldade. Situações que chegaram ao limite físico. Eu suportei não foram agressões verbais, mas agressões físicas.”

    “O povo brasileiro não age assim. O povo brasileiro não pensa assim e, sobretudo, o povo brasileiro não sente da forma como esses xingamentos expressam. O povo brasileiro é um povo civilizado e extremamente generoso e educado. Podem contar que isso não me enfraquece.”

    Curtir

  23. Público ‘diferente’ e ‘grosseiro’ em Itaquera; especialistas analisam

    http://espn.uol.com.br/video/417678_publico-diferente-e-grosseiro-em-itaquera-especialistas-analisam

    Arnaldo Ribeiro: “Eu não gostei do público. Eu não gostei, eu acho, ahn…”

    José Trajano: “Aliás, eu tenho um parêntese pra te fazer (…) Eles estavam lá no estádio. Na transmissão, um negro na arquibancada era muito difícil você encontrar, parecia que nós estamos na Finlândia.”

    Arnaldo Ribeiro: “É bom você tocar nessa ferida, porque a gente já esperava isso, é um público diferente, é um público que paga ingresso muito caro, é um público de convidado, e a forma pela qual o público xingou uma mulher, que por acaso, é a presidenta do país, é de uma, de uma grosseria (…), você tenta falar…

    José Trajano: “Arnaldo, você me permite, eu esqueci desse assunto, eu me penitencio aqui, por não ter lembrado disso, desculpe, você está falando por mim, foi de uma má educação, de uma grosseria terrível, eu esqueci desse detalhe, me penitencio, peço desculpa.”

    Arnaldo Ribeiro: “Esperimenta tentar xingar uma mulher, do jeito que foi xingada, para mim é uma coisa lamentável, deplorável, uma coisa que estraga a empolgação do hino nacional e o apoio à seleção brasileira, achei deprimente.”

    Curtir

  24. http://blogdojuca.uol.com.br/2014/06/o-problemao-que-lula-criou-para-dilma/

    “Se em Brasília, na abertura da Copa das Confederações, a presidenta foi vaiada, em São Paulo foi xingada mesmo, com palavrões típicos de quem tem dinheiro, mas não tem um mínimo de educação, civilidade ou espírito democrático.

    Ninguém precisava aplaudi-la e até mesmo uma nova vaia seria do jogo.

    Mas os xingamentos raivosos foram típicos de quem não sabe conviver com a divergência, mesmo em relação a uma governante legitimamente eleita pelo povo brasileiro.

    A elite branca tão bem definida pelo insuspeito ex-governador paulista Cláudio Lembo, mostrou ao mundo que é intolerante e mal agradecida a quem lhe proporciona uma Copa do Mundo no padrão Fifa.”

    Curtir

  25. Boris: desrespeito com um presidente tem limites

    http://tvuol.uol.com.br/video/boris-desrepeito-com-um-presidente-tem-limites-0402CD9C326ADC815326/

    “Durante a partida, a presidente Dila foi vítima de uma grosseria inominável, foi hostilizada de maneira baixa, que não se coaduna com o comportamento da população paulista. As manifestações são livres e democráticas, mas o desrespeito a uma presidente legitimamente eleita tem limites.”

    Curtir

  26. Xingamentos a Dilma Rousseff na abertura da Copa do Mundo devem ser condenados

    http://cbn.globoradio.globo.com/comentaristas/kennedy-alencar/KENNEDY-ALENCAR.htm

    “É preciso saber separar a vaia tradicional das provocações com palavrões. Ontem, houve um desrespeito e deselegância com a presidente na abertura da Copa do Mundo, o que mostrou como o debate público no Brasil regrediu e ficou radicalizado.”

    “No entanto a presidente Dilma é uma pessoa séria, é uma pessoa honesta, que tem uma biografia que deveria ser respeitada, e inclusive dá orgulho aos brasileiros. É importante que uma mulher que foi presa e torturada na ditadura militar tenha chegado à presidência da República. A presidente Dilma foi uma pessoa que sofreu na carne e na alma, por lutar por uma causa na qual ela acreditava, e eu acho que uma causa com mérito, na minha opinião, que foi lutar contra uma ditadura colocando a vida em risco. E uma pessoa assim merece o meu respeito, independente de eu ter discordâncias com ela.”

    “Aqueles que xingaram a presidente fizeram um papelão.”

    “É uma pena que pessoas mais escolarizadas tenham tão pouca educação, essas pessoas deveriam se envergonhar, deram um péssimo exemplo até para seus filhos e para suas famílias.”

    Curtir

  27. Expressão democrática e natural de um estádio cheio, lotado (ou nem tanto), Foi mal educado? foi pesado? o que falar de um país que abre um evento internacional do porte de uma copa do mundo e não tem nenhum representante na cerimônia para dar boas vindas aos atletas e convidados? Educação é exemplo. Honestidade é exemplar. Retidão é exemplar. Pelo menos (pelo menos!) a Presidenta declarou não ter se importado oficialmente com as vaias, oficialmente quem está se importando são os fãs deste modelo de governo… que para alguns tem traços de autoritarismo… me reservo a esperar o resultado das urnas no final do ano.

    Curtir

  28. Que nao gostou, é militante do PT, esses estão P da vida…
    E a blogueira, ignorante, acha que o povo mandaria o Blatter TNC… kkkkk
    ele nao tem culpa de nada. Ele nao entraria no Brasil se não lhe fosse permitido, ele nao sairia bilionário se o PT nao quisesse.
    A blogueira ignorante também nao deve assistir futebol, que todo jogo as torcidas POBRES mandam os juizes e até jogadores TNC.
    Agora pergunto aos ignorantes militantes de plantão: Se a ELITE é culpada por xingar, o que faria um POBRE que não pudera nem ver o jogo da TV pq teve que trabalhar para seu sustento, enquanto a Dilminha e milhares de politicos sentam em poltronas caras e gozam do dinheiro publico? Certamente invadiriam a cabine daquela terrorista e a espancariam até a morte! Coxinha? São esses que estão satisfeitos com a corrupção!

    A ditadura petista consegue bloquear youtube, facebook, sites, TVS, protestos no estádio MAS NÃO CONSEGUE CALAR 60 MIL PESSOAS!!!!

    Curtir

    • A mídia petralha queria que os 60 mil ingressos fossem destinados aos beneficiados do bolsa esmola.
      A grande verdade é que o xingamento não era pra ela, era para o chefe, que covardemente não foi para o isentão.

      Curtir

  29. Mesmo não concordando com essa atitude desrespeitosa para com a nossa presidenta, eu me senti envergonhado de ser brasileiro.
    Tenho consciência que aquelas pessoas não representam a maioria brasileira, mas, esse constrangimento que senti, também foi como se alguém da minha família fizesse algo errado em minha casa quando eu estivesse recebendo visitas.
    Aquela agressão moral dirigida à nossa presidenta não atingiu somente à Chefe de Estado, mas atingiu de forma ainda maior ao povo brasileiro em relação ao mundo.
    Esqueceram que foi aquela mesma mulher, que “comeu o pão que o diabo amassou”, suportando dores físicas e morais em prol do ideal de liberdade com responsabilidade, para ser covardemente hostilizada por uma minoria irresponsável ao ponto de cometer uma atitude tão medíocre como a que presenciamos.
    Essa tão grave agressão, em muitos países, essas pessoa seriam severa e exemplarmente punidas.
    Em, 13.07.2014.
    Russas – Ceará – Brasil.
    Bismarck Gondim.

    Curtir

  30. O que um burguês que ganhou ingresso para um jogo (eu) entendeu do texto:

    -A elite conheceu o Itaquera hoje, porque ele existe há mais de cem anos…
    -O povo merece ingresso barato em vez de um salário decente
    -O povo não quer nem precisa de van para ir pro estádio, como Lula disse vai a pé
    -O povo não merece/precisa de arquibancada higienizada, está acostumado a sentar na merda
    -O povo não tem/quer ter/merece/precisa de instagram, facebook e roupas bonitas, adora filas para ir no banheiro e na lanchonete e não precisa de conexão de internet
    -O povo não comemora pênalti roubado, seja no jogo da seleção ou do seu time do coração, o povo não vaia a Dilma porque ela não rouba nem comemora pênalti roubado
    -O pênalti foi roubado mas o gol foi “suado e decisivo”. Então a hora de xingar era na hora do pênalti em vez de depois do gol.
    -A elite é mimada e mal acostumada – facebook, instagram, limpeza, transporte, roupas bonitas – mimos que o povo não precisa/deseja
    -A burguesia paulista acovardada, dissimulada e agressiva não teve pena da pobre Dilma que passou muita vergonha! Coitada!
    -Alguém Tuitou em defesa da Dilma! Alguém da elite porque o povo não usa a internet, lembra?
    -A elite é machista e não xingou o Blatter. Entendi, aquela mulher ao lado da Dilma se chamava Fifa, tadinha, mandaram ela tomar no cu também…
    -Se houvesse no estádio apenas faxineiras, operários, motoristas… etc, ela seria xingada com mais veemência porque eles trabalham. Ja se lá estivessem políticos, a maioria dos funcionários públicos, os beneficiados por bolsas, cotas e esmolas em geral, os sem terra, sem teto e os sem vergonha, ela seria aplaudidíssima!

    Conclusão:

    O povão elegante (elegante deve ser sinonimo de resignado) está excluido dos estádios! Cabe a elite burguesa abrir mão do seu dinheiro e de seus mimos para que no futuro tenhamos ingressos baratos, filas e muita sujeira! Aí o Brasil todo vai vestir a mesma camisa! Com os dizeres:

    Fudido e Orgulhoso!

    Só resta saber se o Lula e a Dilma concordariam em deixar a elite pra nivelar tudo por baixo. Ah, não, eles são do partido, o partido pode, no comunismo a elite seria quem? Não é mesmo?

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s