Comportamento/Política

Rabino americano diz que Israel está assassinando o judaísmo

O Rabino Michael Lerner, em texto para o site salon.com, publica corajosa carta aberta à comunidade judaica do mundo.

Ele começa dizendo que está despedaçado testemunhando o sofrimento do povo palestino e a indiferença dos israelenses, e explica seu amor por Israel. “Toda a minha vida eu tive orgulho de Israel, de todos as suas conquistas em ciência e tecnologia que beneficiaram o mundo. Sempre fui conhecedor da necessidade de termos um Estado que nos protegesse do anti-semitismo, e disposto a mandar meu único filho para servir no exército de Israel”.

Mas diz que suas crenças começaram a se esvair durante os últimos oito anos, quando Israel passou a negar acordos de não violência, de reconciliação e de paz com as lideranças Palestinas, e, além disso, se recusou a parar com os assentamentos ilegais, impondo o bloqueio econômico que vigora até hoje e que devastou a população de Gaza.

“Até o Hamas, que pedia a destruição de Israel, aceitou aceitar a realidade da existência de Israel”, ele escreve, completando que embora o Hamas não tenha concordado com o “direito de Israel existir”, ele aceitou as condições de negociação impostas por Israel. Mesmo assim, Lerner diz explicando sua frustração, Israel saiu da mesa de negociações.

Para Lerner, a brutalidade dos atuais ataques à Gaza mostra que Israel está usando da tática que ela condena há anos: a de matar civis, entre eles centenas de crianças.

E fala mais. Diz que exigir que Israel seja reconhecida como “estado judaico” é um grande erro, porque isso exige que Israel passe a ser venerada e não reconhecida como estado político. Nasce daí, ele explica, essa doentia veneração à Israel, que é um estado, como se ele fosse na verdade uma entidade.

Por causa disso, ele explica, os judeus transformam o judaísmo em um auxiliar para a cegueira ultra-nacionalista de seu governo. “Todo ato de estado de Israel contra a Palestina passa a ser sancionado por Deus. E até a sugestão de que talvez tivéssemos que rezar pelo povo Palestino se transforma em heresia e numa prova de que essa pessoa se trata de um judeu que não gosta de judeus”.

Lerner cita o livro sagrado: “O espírito de generosidade está tão integrado à consciência do Torah que quando se pede que o judeu deixe a terra sem ser arada uma vez a cada sete anos, pede-se também que ele permita que o que dali crescer espontaneamente seja compartilhado com o outro/com estranhos”.

Para ele, no judaísmo a crença em Deus é precisamente a crença no amor e na justiça, e em saber que eles devem vencer. “Nossa missão é assimilar essa mensagem e compartilhá-la com a comunidade, e depois com o mundo, e é essa orientação que o Estado de Israel está assassinando”.

O rabino faz um apelo para que não nos entreguemos à intimidação feita por algumas comunidades judaicas que alegam que criticar a brutalidade de Israel sobre o povo palestino é anti-semitismo. “Ser verdadeiramente amigo de um judeu é apoiar aqueles judeus que estão tentando fazer com que Israel volte a seus valores mais altos, aqueles que sabem que não existe futuro para um estado judaico cercado por bilhões de muçulmanos a não ser através de cooperação e solidariedade”.

Lerner publicou seu texto pelo Salon porque, segundo ele, houve dificuldade em encontrar quem quisesse publicar. “Que eu tivesse que recorrer a um veículo de comunicação não-judeu para ter esse texto veiculado é a prova de como estamos velando o corpo do judaísmo do amor. Imploro aos judeus que se sentem como eu que saiam do armário e nos ajudem a reconstruir o mundo judaico no qual a necessidade do tikkun (cicatrização e transformação) se torne a primeira da lista”.

Fonte: salon.com

Texto completo: 

http://www.salon.com/2014/08/04/israel_has_broken_my_heart_i%E2%80%99m_a_rabbi_in_mourning_for_a_judaism_being_murdered_by_israel/

Um pensamento sobre “Rabino americano diz que Israel está assassinando o judaísmo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s