O socialista Bernie Sanders pode definir seu futuro nas próximas horas: se perder as primárias que serão realizadas nessa segunda-feira no estado de Iowa as chances de ser o candidato democrata ao governo americano ficam perto de nulas. Ganhando, suas chances passam a ser um pouco mais sólidas, ainda que Hillary Clinton siga como favorita.
Mas, mesmo perdendo a candidatura para Clinton, o socialista já terá deixado algum legado, e talvez o maior deles seja expor as verdadeiras cores do partido democrata hoje.
Uma tabela que tem sido divulgada por eleitores de Sanders mostra a diferença entre ele e Clinton e deixa claro um fato perturbador: Ideologicamente falando Clinton tem mais coisas em comum com os destrambelhados Republicanos do que com Sanders.
Vejamos:
Direitos civis de Gays: Sanders sempre apoiou, Clinton era contra até 2010 e os Republicanos são contra até hoje.
Espionagem sobre cidadãos americanos: Sanders é contra, Hillary não comenta e os Republicanos são a favor.
Ato Patriota: Sanders é contra, Clinton não comenta, Republicanos são a favor.
Como votaram para as guerras do Iraque, Siria, Afeganistão e Líbia: Sanders disse não para todas, Clinton e os Republicanos disseram sim para todas.
Sistema penitenciário ser privado e visar lucro: Sanders é contra, Clinton e Republicanos a favor.
Regulamentação sobre Wall Street: Sanders é a favor, Clinton e Republicanos são contra.
Aquecimento global: Sanders é favorável à taxação sobre emissões, Clinton e Republicanos são contra.
É evidente que num cenário Clinton x qualquer dos malucos Republicano ela ainda é a melhor opção, mas enxergar como não há muita diferença entre os partidos é triste e preocupante.
Milly, como tem sido a recepção social e midiatica do fato de haver um socialista assumido como pré-candidato? Desculpe a pergunta generica, mas como você esta ai tem condição de filtrar melhor esse tipo de repercussão social. Abraços
CurtirCurtir