Economia/Política/Vida

Seu salário hoje é menor do que em 1970

“Seu salário hoje é menor do que era em 1970 em termos do que ele é capaz de comprar”, começa assim a carta que Robert Reich, ex-secretário do trabalho durante a primeira administração de Bill Clinton (1993-1997), fez para os trabalhadores americanos. Reich segue para contar que atualmente “quase 30% de vocês não têm um emprego estável”, e que, portanto, o trabalhador americano está vivendo sem proteções trabalhistas.

Em seguida ele escreve que mais de 37% da força de trabalho americana deixou o mercado recentemente, já sem coragem ou força para seguir procurando por um emprego. “Ainda assim a economia americana é hoje duas vezes maior do que em 1970, e enquanto nação somos mais ricos do que jamais fomos”.

Reich então explica que nada disso aconteceu por acaso e tudo só foi possível porque aqueles com grandes fortunas transferiram seu poder econômico para o âmbito político.

Tendo o poder político, Reich diz, eles acabaram com os sindicatos (hoje menos de 7% dos trabalhadores do setor privado pertencem a um sindicato), baixaram o percentual de impostos que pagam (que chegou a ser de 91% em 1950 e hoje é de 39%), desregularam Wall Street, privatizaram a economia, expandiram a proteção à falência para eles mesmos enquanto diminuíram a mesma proteção para o trabalhador e concentraram seu poder de mercado a fim de fazer o trabalhador pagar mais por remédios, seguro saúde, passagens, comida, internet e muito mais (a lista desses feitos soa como sinfonia para grupos neoliberais como esse que tomou o poder no Brasil).

Reich termina pedindo aos trabalhadores que não esperem que um líder político seja capaz de mudar esse cenário: “os líderes somos todos nós”, conclui.

Enquanto isso, por aqui, o atual governo molda suas ações na política econômica americana, considerada por eles como exemplo de todas as coisas boas que existem sobre a terra.

A carta completa aqui.

Um pensamento sobre “Seu salário hoje é menor do que em 1970

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s