Comportamento/Política/Vida

Recado de Foucault para quem votou branco ou nulo

“Sua pergunta é: por que tenho tanto interesse em política? Mas se eu fosse responder você de forma bastante simples eu diria que a pergunta deveria ser “por que eu não deveria me interessar?” Quero dizer, que tipo de cegueira, de surdez, de ideologia poderia me impedir de estar interessado no que é provavelmente o mais crucial assunto de nossa existência, que trata da sociedade em que vivemos, das relações econômicas dentro das quais ela funciona e do sistema de poder que define as formas, permissões e proibições de nossas condutas. A essência de nossas vidas consiste, afinal, do funcionamento político da sociedade dentro da qual nos encontramos. Portanto não posso responder a pergunta de por que devo me interessar. Só posso responder se perguntar “por que não deveria me interessar?” Não me interessar, isso sim, constituiria um problema. Então, em vez de perguntar a mim você deveria perguntar a alguém que não está interessado em política, e nesse caso sua pergunta estaria bem fundamentada, e você teria o direito de dizer, “Por que diabos* você não está interessado em política?”

*No texto acima, que extraí de “The Chomsky-Faucault Debate On Human Nature” (1971) está escrito “damn-it”, que traduzi livremente para “diabos”.

Um pensamento sobre “Recado de Foucault para quem votou branco ou nulo

  1. Tudo que você escreve, tanto das delicadezas quanto das asperezas da vida, é muito interessante, Milly! Como se diz em inglês, “Keep up the good work” 😉 Você tem a rara capacidade de traduzir em palavras os sentimentos de tantas pessoas.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s