Uncategorized

Timing para prender

Um delegado da Polícia Federal que trabalha para a Lava Jato disse ao portal “UOL” que o timing para prender Lula pode ser daqui a 30 ou 60 dias. Eu realmente não tenho como saber se Lula é culpado de alguma coisa e não sou advogada de defesa de suas causas, mas a declaração do delegado deveria ofender a todos nós.

De duas, uma: ou há provas suficientes para que Lula seja preso – e então execute-se a prisão – ou até aqui não há provas, e se até aqui não há provas, em nome da presunção de inocência que deve nos proteger a todos, não há também como um delegado sair por aí prevendo momentos adequados, ou oportunidades para que se prenda uma pessoa.

Também não deveria haver espaço para que um funcionário público diga um absurdo sem que nos revoltemos.

Um delegado que prevê timing, ou antecipa momento adequado para executar uma prisão, faz parecer que ele e sua instituição estão trabalhando para que o sujeito seja culpado de alguma coisa, qualquer coisa – e se estão trabalhando em nome de um plano então já não há como acreditar em nada do que fazem ou dizem porque vira perseguição.

Tirar a liberdade de alguém não pode ser questão de perseguição ou oportunidade – como o timing sugere. Tirar a liberdade de alguém é tarefa que deveria ser levada muito a sério porque trata-se do mais fundamental dos valores humanos.

Moralmente falando, me parece muito mais grave prender um inocente do que deixar um culpado solto. Até por isso temos todos o direito fundamental da presunção da inocência.

Então, para quem não se revoltou com a declaração do delegado a respeito de timing para prender vale dizer que não se trata de respeitar um direito de Lula, mas um direito meu e seu, e das pessoas que amamos.

Aqui, de verdade, tanto faz se você gosta ou não de Lula. Aqui o jogo é para saber se você gosta ou não dos mais básicos valores democráticos (ou se gosta deles apenas para você e seus amigos, e aí, nesse caso, você de fato não gosta deles)

Se aceitarmos esse atual estado de exceção sem espernear a cada colocação medieval como essa amanhã o timing para prender pode envolver justamente você ou alguém que você ama.

Para entender a gravidade do que disse o delegado basta trocar “Lula” pelo nome de alguém que você estima. Soa persecutório, imoral e desumano, não?

Quando prender alguém vira uma questão de timing é porque o estado democrático de direito não está mais lá. E a história guardou todos os registros de como funciona uma sociedade dentro da qual não existe mais estado de direito. Não é, para dizer o mínimo, uma sociedade dentro da qual valha a pena viver.

3 pensamentos sobre “Timing para prender

  1. Cada dia que passa vivenciamos coisas deste tipo. Parece que soltaram os fascitas e seus seguidores. O pior é que agora já não estamos a denunciar o golpe ou os golpes. Agora estamos a denunciar a volta da idade média. Eu, sinceramente, não sei mais o que vamos fazer.

    Curtir

  2. desde o mensalão em 2006 vasculham a vida do Lula de cima abaixo e não encontram motivos para prende-lo. Das duas uma, ou são incompetentes ou o Lula é inocente

    Curtir

  3. Pingback: As poucas coisas que sei a respeito de Lula e do luto | Blog da Milly

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s