Comportamento/Economia/Política/Vida

Carta de solidariedade a Sheherazade

As imagens de Silvio Santos assediando moralmente Raquel Sheherazade durante a entrega do Troféu Imprensa na noite de domingo são tristes, chocantes, toscas mas ao mesmo tempo altamente reveladoras do momento atual.

Sheherazade é funcionária da empresa que Silvio Santos comanda e para todos aqueles que não entendem conflito de classes como fenômeno que pode se manifestar sorrateiramente no dia-a-dia e que não envolve armas nem luta física, muito pelo contrário, o que aconteceu ontem é também ilustrativo (“Se você quiser fazer política compra uma estação de televisão”, ele diz a ela).

Não vem ao caso o tipo de opinião Sheherazade emite usando como veículo o canal de Silvio Santos.

O fato de ela dar voz ao poderio econômico, de perpetuar todo o tipo de preconceito e de carregar em suas declarações o recado que os proprietários dos meios de produção gostariam de passar é significativo apenas na medida em que refletimos a respeito de quem esse tipo de voz beneficia.

A voz que Sheherazade ecoa na bancada protege e ampara o atual estado das coisas, o conservadorismo de sempre, o tradicionalismo que oprime e reprime minorias, e esses pilares sociais se alimentam de machismo e de misoginia como um parasita se alimenta de seu hospedeiro. Não existe conservadorismo sem machismo, ou tradicionalismo sem misoginia.

Se Silvio Santos detestasse os comentários dela, como fez parecer na noite de domingo, ele já a teria demitido. Ele compactua com o que ela diz porque o único recado que uma corporação de mídia é capaz de transmitir é o do patrão, o do poder econômico, o do anunciante.

Mas o machismo não suporta sequer a mulher que dá voz a seus próprios demônios. Na primeira chance de humilhá-la e devorá-la o machismo o fará.

O que incomoda o patrão de Sheherazade não é o conteúdo de suas opiniões, mas sim o fato de ela ter opinião. Como Silvio Santos sugere no vídeo, ela foi contratada por ser bonita e para ler o TP; Bela, recatada e da bancada, e nem uma gota além disso.

Ser a favor da liberdade de expressão é precisamente defender aqueles e aquelas cujas opiniões desprezamos porque defender o direito de que as pessoas aplaudam o que dizemos é coisa que até Stalin fazia.

Na noite de domingo, exposta ao público em rede nacional de TV, Sheherazade foi vítima dos valores que perpetua com seus comentários.

E nesse mundo que ela gostaria de ver prevalecer, o do patriarcado, o do homem branco e dominador, o da desigualdade, o da autocracia, aquele em que seis pessoas acumulam a mesma riqueza de 3,5 bilhões de almas, nesse mundo maluco e injusto até a voz da mulher que faz eco ao princípios e valores dele vai ser, cedo ou tarde, engolida.

Porque nesse mundo com o qual Sheherazade compactua a mulher é um pedaço de carne que serve para ler o TP. Nesse mundo no qual Sheherazade se aninhou a opinião de uma mulher, a despeito de ideologias, corresponde a uma pilha de lixo. Nesse mundo com o qual Sheherazade se associou a mulher não vale nada.

13 pensamentos sobre “Carta de solidariedade a Sheherazade

  1. Boa tarde,Milly.É o 1° comentário que escrevo no blog.

    Eu não vi o programa,mas não sinto nem sentira pena com o que essa idiota ouvira do seu chefe,UM VELHACO DE QUASE 90 ANOS,que não admite a branquidão de seus cabelos.

    Uma pessoa que para uns MOLEQUES DA PORRA DA CLASSE MÉRDIA joga ovos nas pessoas num ponto de ônibus,agridem uma empregada achando-a ser uma profissional do sexo(FODA-SE,A VIDA É DELA,CARALHO ! !) estão em crise existencial(existencial é o CAAAAARAAAALHOOOO),enquanto para outros,que não tem A PORRA DO DINHEIRO,são alvejados,agredidos à PAULADAS,humilhados por esses fardados de merda,por eles serem taxados de bárbaros,selvagens…animais.

    Quando os verdadeiros animais são os FILHOS DA PUTAS,considerados por alguns boqueteiros políticos,”PESSOAS DE BEM”(?),acima de QUALQUER suspeita.

    Curtir

  2. Silvio Santos está preocupado com 4 processos contra o SBT por causa das besteiras que ela diz. Por exemplo, prá ela a lei não precisa ser seguida. Se vc tivesse uma emissora de rádio/tv, tem que se preocupar pois o judiciário fixados multas pesadas para esseses “pseudos-jornalistas com um microfone na mão”. Ela devia voltar pro empreguinho dela nO TJPB, pois veio pro sul devido as mordomias do serviço público.

    Curtir

  3. Pingback: Jornalistas criticam assédio e machismo de Silvio Santos contra Sheherazade | WMB

  4. Oi Milly sempre vejo seu esforço pela Paz e Justiça entre os Humanos, e por isso seus TEXTOS são todos bem vindos e oportunos, contribuem para o Social …
    Do TEMA de seu artigo penso que “ambos se merecem” porque existe uma relação comercial muito forte e equivocada pois só pensam em dinheiro, a meu ver a relação destes Srs. Sras. Silvio Santos e Raquel Sheherazade, respectivamente já iniciou como um “assedio econômico”, assim os atributos de ética ou moral não valem nada …
    Infelizmente, ambos são comunicadores e certamente formadores de opinião, e também são responsáveis pela nassa crise atual da Politica, Econômica e Social …
    Forte Abraço, Saúde e Bom Trabalho … !!!

    Curtir

  5. Milly, respeito suas opiniões em minhas gerais, concordo com o ponto de vista de que ha subjugação feminina, que a sociedade é machista e que as mulheres lutam mais por espaço e reconhecimento. Contudo discordo qua do defende aquela senhora ou diria senhor? Se o sexo não é estabelecido pela presença dos orgaos sexuais, afirmo que aquela é aquele. Seus discursos de ódio, de defesa da sociedade patriarcal é tipicamente masculino. Quando.sustentou que era justo amarrar o rapaz a um poste. Quando hostiliza pobres, adversários políticos ou colegas , é masculina como muitos. Nao fou sua condição de mulher o alvo, mas seu comportamento desregrado, de proselitismo. Desculpe-me mas desta vez errou a quem defender

    Curtir

  6. E mais, Milly voce e uma otima Colunista, seria, competente e engajada com as NECESSARIAS DEMANDAS HUMANAS, mas seria bom ler um TEXTO no Blog do Miro do Barão do Itarare para ver um pouco mais sobre esta moça que defendes … (http://altamiroborges.blogspot.com.br/2017/05/sheherazade-servil-insulta-os-grevistas.html) … penso que esta moça reforça o ja secular complexo de vira latas que desgraça nosso Brasil e nosso Povo Brasileiro … Assim, saudações … !

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s